SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Comunicação de más notícias com pacientes padronizados: uma estratégia de ensino para estudantes de medicinaPercepções de médicos residentes em clínica médica em relação ao atendimento de pacientes psiquiátricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Norimar Pinto de et al. O ensino do exame de fundo de olho: vivências e percepções de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e092.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200305.

Introdução:

O ensino médico vem passando por transformações nas últimas décadas. Objetivos educacionais tendem a se alterar com os avanços tecnológicos recentes, em especial na área de tecnologias de informação.

Objetivo:

Esta pesquisa aborda o exame do fundo de olho explorando e analisando as dificuldades dos estudantes de Medicina na execução desse componente do exame clínico e busca propor diretrizes para seu ensino na graduação médica.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com técnicas de observação direta e entrevistas com análise de conteúdo em uma população de estudantes do internato da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na cidade de Marabá. Na avaliação de conteúdo utilizaram-se recursos do programa livre de análise de texto Iramuteq.

Resultados:

Dos 21 estudantes voluntários participantes da pesquisa, apenas dois relataram experiência anterior com oftalmoscópio direto (9,52%) e um aluno havia participado de campanha com uso de dispositivo portátil para registro da imagem do fundo de olho (4,8%). As atividades da pesquisa incluiram discussão de casos clínicos, realização de oftalmoscopias diretas em pacientes voluntários e análise de retinografias. Na análise dos textos correspondentes às entrevistas foram categorizadas quatro classes geradas pelo programa Iramuteq, realçando-se o valor da integração de teoria e prática no depoimento dos alunos.

Conclusão:

Programas de treinamento com integração de teoria e prática e valendo-se de princípios de aprendizagem significativa podem contribuir para prover competência ao estudante de Medicina para o exame de fundo de olho, adequando-se ao surgimento de novas tecnologias.

Palavras-chave : Fundo de Olho; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Segmento Posterior do Olho; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )