SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2O ensino do exame de fundo de olho: vivências e percepções de estudantes de medicinaQualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários: prevalência e associação com determinantes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTANA, Paulo Roberto Oliveira Henrique  e  RODRIGUES, Cibele Isaac Saad. Percepções de médicos residentes em clínica médica em relação ao atendimento de pacientes psiquiátricos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e097.  Epub 02-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200262.ing.

Introdução:

Os transtornos mentais são responsáveis pela segregação de pacientes em diversas culturas e momentos históricos globalmente. A evolução das neurociências, tecnologias e avanços na esfera psicossocial não têm sido suficientes para mudar este paradigma. Muitas pessoas ainda temem ter relações sociais com alguém com transtorno psiquiátrico, apesar dos avanços científicos e dos esforços para reduzir o preconceito nas últimas décadas.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar a formação em saúde mental na graduação oferecida a médicos residentes de clínica médica e analisar os sentimentos, as percepções e os estigmas deles ante a assistência a pacientes com transtornos mentais.

Método:

Trata-se de um estudo com abordagens qualitativas e quantitativas, de natureza descritiva e transversal. Participaram 32 residentes de clínica médica, e, para comparação, os questionários foram respondidos por oito residentes de psiquiatria. Aplicaram-se dois instrumentos: um para a caracterização do perfil sociodemográfico dos participantes e o questionário de atribuição (AQ-26B). Os dados qualitativos foram obtidos por meio de grupo focal com 14 residentes, e empregou-se a análise de conteúdo para categorização. As categorias de maior frequência foram ilustradas com diagramas de Pareto.

Resultado:

Como os residentes de clínica demonstraram maiores índices de estigma em aspectos como medo e intolerância, intuiu-se que há lacunas na formação em saúde mental, baixa percepção de responsabilidade do cuidado, além de dificuldade em legitimar as queixas e exibir sentimentos negativos.

Conclusão:

Concluiu-se pela necessidade de intervenções educacionais que fomentem a diminuição do estigma e a busca de capacitação para o cuidado integral e empático de pessoas com transtornos mentais.

Palavras-chave : Estigma Social; Saúde Mental; Educação Médica; Educação em Saúde; Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )