SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Cinema brasileiro e o ensino dos transtornos da personalidadeO uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AUTO, Bruna de Sá Duarte; VASCONCELOS, Maria Viviane Lisboa de  e  PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque. Avaliação de habilidades clínicas e feedback na residência médica em Pediatria. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e098.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20190340.ing.

Introdução:

A residência médica é a especialização por excelência na formação do médico, e cabe ao programa assegurar que o residente egresso atinja o nível almejado de competência. Um sistema avaliativo bem elaborado e com feedback é ferramenta efetiva para aprimorar o desempenho do futuro especialista e garantir a qualificação dele.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover a formação docente em métodos avaliativos.

Método:

Trata-se de uma pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes e preceptores da residência médica em pediatria de um hospital universitário. As etapas consistiram em: 1. aplicação de questionário sobre o perfil dos participantes e os métodos avaliativos utilizados com os residentes; 2. intervenção com a realização de um workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; 3. avaliação imediata, após o workshop, com aplicação de outro questionário, elaborado com base no nível 1 do método Kirkpatrick. Utilizaram-se a análise estatística simples, para os dados objetivos, e a análise de conteúdo, segundo recomendações de Malheiros e Bardin, para a parte qualitativa.

Resultado:

Dos 21 participantes, dez (48%) informaram que não tinham capacitação formal em avaliação e que utilizavam métodos avaliativos mais tradicionais. Quanto aos métodos, 81% (17/21) dos participantes informaram que utilizavam mais de um, com finalidade somativa, para obter uma avaliação mais abrangente e fidedigna. No entanto, nenhum utilizava uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas com fornecimento de feedback. Após o workshop com enfoque em avaliação de desempenho em ambiente simulado, em que se adotou o Objective Structured Clinical Examination (OSCE), os participantes utilizaram, com os internos, o método avaliativo do aprendizado na sua prática cotidiana, e, dessa forma, o treinamento atingiu o nível 3 de Kirkpatrick.

Conclusão:

A pesquisa-ação propiciou identificar limitações no sistema de avaliação e feedback do médico residente em pediatria. A metodologia utilizada revelou um efeito agregador e contribuiu para desenvolver o sentido colaborativo e integrativo no grupo. No entanto, não foi suficiente para interferir positivamente, em curto prazo, na avaliação da residência médica em pediatria.

Palavras-chave : Residência Médica; Feedback Formativo; Capacitação de Professores; Avaliação de Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )