SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Peer review in medical education: a report of the potentialities and challenges for professional trainingHermeneutic ontology applied to medical semiology: why medical students should read Heidegger author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GOERGEN, Diego Inácio  and  HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao. As ligas acadêmicas e sua aproximação com sociedades de especialidades: um movimento de contrarreforma curricular?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e055.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200168.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina estimulam uma formação generalista do médico, alterando o paradigma fragmentado de formação vigente até o século passado. A residência médica é considerada complementar à graduação, porém sem vagas nas quantidades desejadas, gerando competição entre estudantes. Simultaneamente, as ligas acadêmicas ganharam espaço dentro das escolas médicas.

Desenvolvimento:

Trata-se de um ensaio com análise crítica sobre a relação entre as sociedades de especialidades e as ligas acadêmicas, e sobre os efeitos dessa relação na formação dos futuros médicos. As sociedades de especialidade possuem ações de estímulo à criação de ligas acadêmicas, bem como reservam espaços dedicados a elas. Desse modo, elas aproximam-se dos estudantes por meio das ligas e novamente se inserem na graduação na forma de currículo paralelo, em que haviam sido relegadas a segundo plano com o programa generalista de formação.

Conclusão:

Há um movimento de aproximação entre ligas e sociedades de especialidades que deve ser acompanhado com atenção, reflexão e crítica para que não se tolha dos estudantes a liberdade de explorar diversas realidades da prática médica e conhecer diversas especialidades, mas também não se subverta a proposta pedagógica de formação médica geral.

Keywords : Currículo; Estudantes de Medicina; Sociedades Médicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )