SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Avaliação por pares na educação médica: um relato das potencialidades e dos desafios na formação profissionalHermenêutica ontológica aplicada à semiologia médica: por que os discentes de Medicina devem estudar Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOERGEN, Diego Inácio  e  HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao. As ligas acadêmicas e sua aproximação com sociedades de especialidades: um movimento de contrarreforma curricular?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e055.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200168.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina estimulam uma formação generalista do médico, alterando o paradigma fragmentado de formação vigente até o século passado. A residência médica é considerada complementar à graduação, porém sem vagas nas quantidades desejadas, gerando competição entre estudantes. Simultaneamente, as ligas acadêmicas ganharam espaço dentro das escolas médicas.

Desenvolvimento:

Trata-se de um ensaio com análise crítica sobre a relação entre as sociedades de especialidades e as ligas acadêmicas, e sobre os efeitos dessa relação na formação dos futuros médicos. As sociedades de especialidade possuem ações de estímulo à criação de ligas acadêmicas, bem como reservam espaços dedicados a elas. Desse modo, elas aproximam-se dos estudantes por meio das ligas e novamente se inserem na graduação na forma de currículo paralelo, em que haviam sido relegadas a segundo plano com o programa generalista de formação.

Conclusão:

Há um movimento de aproximação entre ligas e sociedades de especialidades que deve ser acompanhado com atenção, reflexão e crítica para que não se tolha dos estudantes a liberdade de explorar diversas realidades da prática médica e conhecer diversas especialidades, mas também não se subverta a proposta pedagógica de formação médica geral.

Palavras-chave : Currículo; Estudantes de Medicina; Sociedades Médicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )