SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2As ligas acadêmicas e sua aproximação com sociedades de especialidades: um movimento de contrarreforma curricular? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TAKEUCHI, João Pedro Paz. Hermenêutica ontológica aplicada à semiologia médica: por que os discentes de Medicina devem estudar Heidegger. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e095.  Epub 02-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200020.

Introdução:

Devido à complexidade da atual abordagem médica, várias áreas temáticas que não lhe são específicas devem ser de seu entendimento, como a hermenêutica. Durante os últimos séculos, essa linha filosófica participou de diversas mudanças de paradigmas, os quais só puderam ser de fato superados a partir do século XX, principalmente com a obra Ser e tempo, de Martin Heidegger.

Desenvolvimento:

Foi realizado um ensaio acerca de algumas implicações da obra Ser e tempo para as práticas de ensino-aprendizagem semiológica. Nota-se que o entendimento fenomenológico pode contribuir para ensino-aprendizagem para além dos domínios cognitivos ao abordar: o que é semiologia, o que é a fala, como a antropologia interage com a medicina, o que é “empatia” e de como lidar com a “morte”. Destaca-se o potencial dessa abordagem para o fornecimento de perspectivas propriamente mais humanas, o que, na prática médica, deve ser transmitido nas atividades de ensino-aprendizagem.

Conclusão:

Apesar de não prover resoluções, tal discussão aponta o campo da hermenêutica fenomenológica como de possível interesse para o desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Educação Médica; Hermenêutica; Pesquisa Interdisciplinar; Filosofia Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )