SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Construção de consenso Delphi das competências otorrinolaringológicas preconizadas ao egresso de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MADEIRO JUNIOR, José Reinaldo; SILVA, João Luís da; SALES, Alexandre César Vieira de  e  SOUZA, Edvaldo da Silva. Validação de conteúdo para um instrumento para avaliação de estudantes de Medicina em sessões tutoriais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e130.  Epub 16-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200017.

Introdução:

O perfil do médico esperado no Brasil compreende um profissional com visão holística do ser humano. Para alcançar esse perfil, as metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em problemas (ABP), vêm ganhando espaço. Para que a ABP atinja todos os seus objetivos na formação do profissional, uma boa avaliação é indispensável. A disponibilidade de instrumentos de avaliação validados representa um avanço na tentativa de mensurar e direcionar o aprendizado.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos desenvolver e validar o conteúdo para um instrumento de avaliação de estudantes em sessões tutoriais para uso em cursos de Medicina que utilizem a metodologia ABP.

Método:

Para a construção da versão preliminar do conteúdo destinado ao instrumento, foi realizada uma revisão sistemática rápida nas bases de dados PubMed, Ebsco e BVS. Com a revisão, desenvolveu-se a versão preliminar, que contou com 24 itens agrupados em três domínios (utilização de recursos de aprendizagem, compreensão e raciocínio - D1, profissionalismo e trabalho em equipe - D2 e resolução de problemas e efetividade no grupo - D3), cada um com oito itens. Essa versão foi encaminhada a um painel de especialistas composto por tutores com pelo menos cinco anos de experiência em ABP da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), por meio da metodologia Delphi.

Resultados:

Dos 32 membros inicialmente previstos no painel, 17 foram incluídos na análise dos dados, por terem respondido ao questionário completamente. Na primeira rodada, alcançou-se um valor de concordância parcial ou total superior a 70%, valor inicialmente previsto para todos os 24 itens do instrumento, o que dispensou a necessidade de uma segunda rodada. Para diminuir o número final de itens, optou-se por manter apenas os itens com pelo menos 70% de concordância total, tendo a versão final do instrumento quatro itens no D1, cinco no D2 e quatro no D3.

Conclusões:

O instrumento foi validado com um total de 13 itens. O conteúdo para o instrumento apresentou componentes com várias semelhanças em relação aos encontrados nos instrumentos publicados na literatura e já validados, que, por sua vez, estão de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos pela ABP.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Tutoria; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )