SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3PalliComp: um instrumento para avaliar a aquisição de competências em cuidados paliativosFormação médica na atenção primária à saúde: percepção de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LIMA, Ana Glaucia Paulino et al. Comunicação clínica no internato: habilidade em interface com o currículo integrado e orientado por competência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e134.  Epub 21-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210023.ing.

Introdução:

A comunicação clínica é um instrumento de interação entre profissionais e destes com os usuários, importantíssimo para assegurar o cuidado integral dos indivíduos. A complexidade das demandas biopsicossociais dos usuários deve ser compreendida e trabalhada por meio de habilidades desenvolvidas para além do conhecimento técnico e biomédico, com formação mais ampliada em relação ao ser humano. No currículo de uma instituição de ensino superior do interior paulista, a comunicação clínica é competência esperada do estudante em todos os cenários da graduação. No internato médico, em especial, é importante que a prática da comunicação seja trabalhada integradamente, considerando os aspectos biopsicossociais do sujeito relacionados ao cuidado; todavia, a literatura demonstra que essa habilidade é explorada superficialmente na formação, acarretando dificuldade de sua efetivação. Desse modo, parte-se do pressuposto de que há diferentes compreensões acerca do conceito de comunicação clínica e de sua articulação teórico-prática entre docentes e discentes, sendo preciso analisar a formação no internato acerca destes.

Objetivo:

Assim, objetivou-se questionar como professores e estudantes do internato de um curso médico compreendem o processo de ensino-aprendizagem acerca da comunicação clínica em um currículo integrado e orientado por competência na matriz dialógica.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo que contou com a participação de 11 estudantes da quinta série, 12 estudantes da sexta série e nove professores do internato. As entrevistas foram semidirigidas e realizadas a partir de um roteiro de entrevista, sendo posteriormente transcritas e submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultado:

Três categorias emergiram do conjunto de concepções e características dos temas comunicação clínica e currículo: 1. “O que envolve a comunicação clínica”, 2. “Desenvolvimento da comunicação clínica na graduação” e 3. “Proposições para a formação de estudantes e professores no internato”. Pôde-se observar o entendimento acerca do conceito de comunicação clínica e sua importância na formação dos estudantes, porém evidenciou-se dificuldade de desenvolvimento na formação devido ao desconhecimento do currículo, sobrecarga discente e desvalorização docente.

Conclusão:

O estudo contempla a comunicação clínica no internato e possibilidades de reflexão acerca de lacunas citadas pelos estudantes e professores.

Palavras-chave : Comunicação em Saúde; Docentes; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Internato e Residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )