SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Adaptação transcultural do questionário EFFECT para português brasileiroFatores associados à intenção de carreira na atenção primária à saúde entre estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MELARA, Julia; GOMEDI, Gustavo  e  FIGUEIREDO, Felipe Pinheiro de. Saúde mental em concursos de residência médica: implicações das Diretrizes Nacionais Curriculares de 2014. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e153.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210034.

Introdução:

Devido à importância da saúde mental (SM) na prática médica, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN) de 2014 estabeleceram a valorização desse tema. Embora as provas de residência médica (RM) devam ser influenciadas por essa diretriz, desconhecia-se se elas estavam de acordo com as mudanças.

Objetivo:

Este trabalho teve como objetivo avaliar se as diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde têm sido seguidas, buscando a devida valorização do tema SM.

Método:

Realizou-se uma pesquisa documental, sobre como a SM vem sendo abordada nos concursos de RM, na modalidade acesso direto, antes e depois da publicação das DCN. Para isso, selecionaram-se, por conveniência, nove instituições do Sul e Sudeste do Brasil, delimitando-se um período de dez anos para análise. Dois investigadores realizaram a seleção e análise das provas e das questões. Decisões em casos de discordância foram feitas a partir da avaliação de um terceiro investigador (juiz). Após esse processo, categorizaram-se as questões em subtemas, e tabularam-se os dados em uma planilha, analisada descritivamente com distribuições percentuais para variáveis qualitativas e medidas de tendência central.

Resultado:

Os conteúdos de SM corresponderam a 3,8% das provas. Não foi constatado crescimento na porcentagem de questões consequente à publicação das DCN. Verificou-se o predomínio das questões com essa temática nas áreas de clínica médica e de saúde coletiva (n = 129/n = 109), contrapondo-se à cirurgia geral (n = 0). Houve uma superioridade do subtema “psicofarmacologia” (n = 102).

Conclusão:

Como visto, no que tange à SM, as DCN não alcançaram ainda os concursos de RM. O enfoque da SM dado às questões das instituições analisadas permanece com uma visão biologicista.

Palavras-chave : Internato e Residência; Saúde Mental; Psiquiatria Comunitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )