SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Fatores associados à intenção de carreira na atenção primária à saúde entre estudantes de MedicinaVoluntariado entre estudantes de medicina durante a pandemia de COVID-19: o que devemos considerar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Mikelen de et al. Avaliação dos pacientes em relação à presença do estudante de medicina durante os atendimentos ambulatoriais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e154.  Epub 02-Jul-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200242.

Introdução:

A educação médica nas últimas décadas caminhou para um entendimento da importância de que os futuros profissionais sejam submetidos à aprendizagem em cenários de práticas o mais cedo possível dentro da graduação médica.

Objetivo:

Tendo em vista esse cenário diferenciado, o estudo dedicou-se a realizar uma avaliação pelos pacientes dos atendimentos em ambulatório do SUS realizados por estudantes de Medicina de diversos períodos, sob supervisão de preceptores médicos.

Método:

Foi realizado estudo transversal e descritivo por meio da aplicação de 200 questionários autopreenchidos.

Resultado:

A maior parte dos pacientes entrevistados relatou que foi informada previamente desse tipo de atendimento, que houve solicitação de consentimento e que os estudantes foram respeitosos e educados. Por conta disso, os pacientes sentiram-se satisfeitos em contribuir para o aprendizado dos estudantes e receberam mais explicações do seu estado de saúde. Tudo isso resultou em uma taxa de 98,5% de satisfação dos pacientes com o atendimento recebido. Em relação à duração do atendimento, houve relação entre a percepção de inadequação do tempo, a ausência do pedido de consentimento e a baixa escolaridade. Alguns pacientes mencionaram situações de incômodo, constrangimento ou desrespeito.

Conclusão:

A pesquisa demonstrou que a maioria dos pacientes entrevistados se sentiu satisfeita com o atendimento recebido pelos estudantes, o que comprova que esse tipo de metodologia de ensino tem sido bem recebido pela população. O estudo também evidenciou alguns aspectos que precisam ser melhorados, revelando necessidade de ações por meio da coordenação para aperfeiçoar esse importante método de ensino e o serviço de saúde ofertado à população.

Palavras-chave : Médica; Preceptoria; Saúde Pública; Assistência Ambulatorial; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )