SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Avaliação em uma residência de radiologia: elaboração de um novo instrumento e experiência inicialSimulação de polimedicação e percepções sobre farmacoterapia em estudantes de universidade no Ceará: estudo-piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ALMEIDA, Giovana Camargo de; RIBEIRO, Elaine Rossi  e  COELHO, Izabel Cristina Meister. Desenvolvimento e validação de conteúdo de instrumento para avaliação das competências na residência em cirurgia pediátrica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e161.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200570.ing.

Introdução:

Uma adequada formação na residência em cirurgia pediátrica deve avaliar e acompanhar constantemente o desenvolvimento de competências e, para isso, necessita de um instrumento específico como ferramenta de avaliação.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de avaliação nos moldes do “Milestone Project” com base nas competências determinadas pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, para uso nos programas de residência médica em cirurgia pediátrica no Brasil.

Método:

Adotaram-se as seguintes etapas: desenvolvimento do instrumento, qualificação de um grupo de especialistas e avaliação do instrumento por cirurgiões pediatras brasileiros, a fim de validar e quantificar a aceitação do instrumento quanto à fidedignidade, confiabilidade, aplicabilidade, reprodutibilidade, relevância dos temas abordados e adequação dos pontos de vista técnico e teórico.

Resultados:

O instrumento inicial possuía quatro competências gerais e 13 subcompetências específicas, com cinco níveis de avaliação. Quatro experts realizaram a qualificação que gerou 44 adaptações, finalizando o instrumento com quatro competências gerais subdividias em dez subcompetências, com cinco níveis avaliativos. Sequentemente, o instrumento foi avaliado pelo Grupo Brasileiro de Cirurgia Pediátrica e pelo Grupo Brasileiro de Urologia Pediátrica. Houve 40 respostas de especialistas, 2.394 respostas positivas dos 50 itens. O instrumento teve aceitação de 91,2% e foi considerado aplicável (96,7%), reprodutível (93,3), relevante (96%), tecnicamente adequado (93,6%), teoricamente adequado (93,3%), confiável (85,5%) e fidedigno (79,8%).

Conclusão:

Esse instrumento nos moldes do “Milestone Project” foi validado por cirurgiões pediatras e considerado aplicável, reprodutível, relevante, adequado, sob os pontos de vista técnico e teórico, confiável e fidedigno.

Palavras-chave : Competências Médicas; Cirurgia Pediátrica; Instrumento de Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )