SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversalUso de psicotrópicos por acadêmicos da área da saúde: uma análise comparativa e qualitativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MELO, Maria do Carmo Barros de et al. Covid-19: e-learning como ferramenta para melhoria do conhecimento. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e181.  Epub 06-Ago-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200434.ing.

Introdução:

A prevenção e o combate da Covid-19 são de extrema importância. Nesse contexto, a importância do uso de ferramentas de telemedicina tem crescido, incluindo teleconsultas, telemonitoramento epidemiológico, diagnóstico remoto, suporte e treinamento de profissionais de saúde.

Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um curso de treinamento a distância que abordou aspectos relacionados ao Sars-CoV-2 e à Covid-19.

Método:

Analisaram-se os seguintes aspectos: adesão ao curso, perfil dos alunos, índice de proficiência pré e pós-teste e satisfação com o curso.Trata-se de um estudo transversal que avaliou os dados do curso sobre o Sars-CoV-2 e a Covid-19. Os dados foram analisados em termos de distribuição e comparação de médias e frequências. Um teste t pareado foi usado para comparar as notas do pré e do pós-teste. O valor de p < 0,05 foi considerado significativo.Coletaram-se os dados na plataforma de ensino Moodle, sem identificação dos participantes.

Resultado:

De 23 de março a 14 de maio de 2020, o curso foi oferecido a 1.008 estudantes de Medicina e profissionais de saúde. A maioria era de Minas Gerais, alguns de outros estados brasileiros e de Moçambique. A maioria concluiu o curso com 89,8% de adesão. As avaliações referentes ao curso, aos tutores, ao grau de satisfação e à segurança para o desempenho profissional após o curso obtiveram pontuação máxima. A comparação entre as séries pré e pós-teste mostrou ganho de proficiência (p < 0,0001).

Conclusão:

O curso tem contribuído para a formação de estudantes de Medicina e profissionais de saúde do Brasil e de Moçambique. A comissão organizadora conseguiu capacitar alunos e profissionais de saúde com dificuldade de acesso a boas informações técnicas e baseadas em evidências. Após a capacitação, os alunos foram selecionados para atuar em projetos universitários com o objetivo de apoiar prefeituras, secretarias de saúde e comunidade.

Palavras-chave : Educação a Distância; Infecções por Coronavírus; Pandemia; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )