SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Covid-19 e o aluno de medicina: qual a participação dos nossos internos?Efeitos de maus-tratos nas escolas médicas: como avaliar? Uma revisão breve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARBOSA-MEDEIROS, Mirna Rossi  e  CALDEIRA, Antonio Prates. Saúde mental de acadêmicos de medicina: estudo longitudinal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e187.  Epub 26-Ago-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20190285.

Introdução:

Poucos estudos avaliam de forma longitudinal a saúde mental e qualidade de vida de estudantes de medicina.

Objetivo:

Este estudo teve o objetivo de comparar os escores dos sintomas de transtornos psiquiátricos em acadêmicos de medicina ao longo de três anos da graduação, discutindo o contexto da saúde mental dos estudantes longitudinalmente durante o processo de formação.

Método:

Trata-se de um estudo longitudinal iniciado em 2015, com estudantes que estavam frequentando o 1º e o 7º períodos de graduação de três escolas médicas do norte de Minas Gerais. As mesmas turmas também foram abordadas nos anos seguintes, quando estavam no 3º e 9º, e no 5º e 11º períodos. Foram avaliados os sintomas depressivos, nível de sonolência diurna, nível de saúde geral, dimensões da Síndrome de Burnout, e qualidade de vida. Utilizou-se o teste não-paramétrico de Kruskal Wallis para comparar os três anos da graduação.

Resultados:

Dos 248 acadêmicos matriculados nos períodos selecionados, participaram 162 em 2015, 209 em 2016 e 221 em 2017. Para as turmas iniciantes, os escores do Questionário de Saúde Geral, que indica a presença de Transtornos Mentais Comuns, aumentaram entre 2015 e 2017. No mesmo período, houve aumento dos escores da dimensão descrença e redução significativa nos escores da dimensão eficácia profissional, do Maslach Burnout Inventory, denotando piora na saúde mental para esse grupo. Entre as turmas avaliadas a partir do meio do curso, observa-se aumento significativo nos escores do Questionário de Saúde Geral e na dimensão exaustão emocional do Maslach Burnout Inventory. A sonolência diurna excessiva apresentou oscilações durante os períodos.

Conclusões:

Os resultados refletem um agravamento na saúde mental destes estudantes ao longo do curso, especialmente entre o ano de 2015 e 2017, em relação a Transtornos Mentais Comuns e esgotamento profissional. Este resultado chama a atenção para a necessidade de se adotar estratégias que levem o estudante a lidar com os fatores estressantes inerentes ao curso, como o incentivo ao esporte, suporte psicológico, e a reorganização da estrutura curricular do curso, com períodos livres destinados a lazer.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Depressão; Burnout; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )