SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de MedicinaInternato na pandemia Covid-19: a experiência de uma escola médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HENRIQUES, Bárbara Labella; ALMEIDA, Maria Claudia Stockler; GRYSCHEK, Ronaldo Cesar Borges  e  AVELINO-SILVA, Vivian. Four Corners: uma estratégia educacional para o ensino de infectologia para estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e142.  Epub 02-Jul-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200557.ing.

Introdução:

Uma extensa literatura demonstra os benefícios do ensino ativo na educação médica e a necessidade de atualização das metodologias de ensino. As estratégias de aprendizagem ativa consolidam o conhecimento teórico e estimulam as habilidades conceituais do aluno. No entanto, reformar a prática pedagógica é desafiador. Existem diversas estratégias de aprendizagem ativa que sugerem uma adaptação do formato de entrega do conteúdo, de modo a adequá-las a diversos contextos. Neste artigo, discutimos a experiência da aplicação da técnica Four Corners no ensino de doenças infecciosas em nossa instituição.

Relato de experiência:

A estratégia Four Corners foi implementada da seguinte maneira: 1. preparação: os estudantes recebem material de estudo para análise prévia; 2. preparação da sala: cada um dos quatro cantos recebe cartelas com os casos clínicos escolhidos; 3. divisão de tarefas: as tarefas são divididas entre os estudantes; 4. atividade: os estudantes leem e discutem cada um dos casos propostos com mínima interferência do moderador; 5. finalização: discussão final com todos os participantes liderados pelo moderador. A duração de toda a tarefa varia de duas horas e meia a três horas.

Discussão:

O processo educacional emerge da experiência do aprendiz. Muitos professores do ensino superior acreditam que promovem o pensamento crítico por meio do ensino ativo em suas aulas, entretanto a porcentagem dos que aplicam essas técnicas ainda é baixa. Existe uma ampla variedade de técnicas ativas de ensino, e muitas delas se adaptam a diferentes cenários. A técnica Four Corners é uma estratégia de aprendizagem ativa que promove debate e troca de conceitos entre os estudantes.

Conclusão:

Este relato de experiência descreve uma estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de doenças infecciosas para estudantes de Medicina. O aprimoramento da educação médica passa por entender o papel do professor como mediador do processo de aprendizagem. Propor novas estratégias de ensino é desafiador e requer ajustes frequentes. A estratégia Four Corners melhora o envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem e é eficiente para compreender um conteúdo teórico extenso em um tempo de discussão relativamente curto.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem baseada em problemas; Doenças Transmissíveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )