SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Four Corners: uma estratégia educacional para o ensino de infectologia para estudantes de MedicinaMentoria virtual para estudantes de medicina em tempos de covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARAMORI, Jacqueline Teixeira et al. Internato na pandemia Covid-19: a experiência de uma escola médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e166.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200396.

Introdução:

A pandemia da Covid-19 provocou milhares de mortes e levou a incontáveis mudanças na forma de organização de serviços de saúde e nas escolas de Medicina mundo afora.

Relato de experiência:

Este artigo relata a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujas aulas foram suspensas em função da pandemia.

Discussão:

Descrevem-se as motivações para a suspensão e os procedimentos para a retomada das aulas do internato, depois de 15 semanas da interrupção.

Conclusão:

Ressalta-se a importância das decisões coletivas, da comunicação empática, do acolhimento e cuidado com a saúde mental e da parceria com o Hospital das Clínicas na realização de rastreamento para a presença do vírus entre os estudantes. Por fim, destaca-se o aprendizado para o professor ao se defrontar, por um lado, com a impotência diante da morte e do desconhecido, e, por outro, com a potência do cuidado que pode ser oferecido em situação tão singular quanto uma pandemia.

Palavras-chave : Covid-19; Internato Médico; Mentoria; Educadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )