SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Telehealth as a medical education tool during the COVID-19 pandemic: experience reportTeacher development after COVID-19: changes or just a change of scenario? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

OLIVEIRA, Camila Maciel de; BALCELLS, Mercedes  and  SOMMER, Doris. A inovação disruptiva e a metodologia pré-textos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e185.  Epub Aug 26, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200268.ing.

Introdução:

O relato de experiência descreve o protocolo utilizado em uma das atividades realizadas durante a iniciativa destinada à busca por soluções de impacto em saúde através da inovação disruptiva - “IDEA2 Global, Orientação e conexões transformadoras para inovadores em tecnologia médica”, em maio de 2019, no Instituto de Engenharia Médica e Ciência, Massachusetts Institute of Technology (IMES MIT).

Relato de Experiência:

A metodologia Pré-Textos foi escolhida para estimular a criatividade e instigar a curiosidade inerentes à busca por soluções de problemas complexos, através da leitura de um texto desafiador e atividades relacionadas, em formato de workshop. Reunindo profissionais de vários segmentos e nacionalidades, o período de duas horas e quarenta e cinco minutos foi o tempo dispensado ao workshop inspirado em práticas oriundas de alguns países da América Latina.

Discussão:

Por meio da observação participante, constatou-se que os partícipes se mostraram entusiasmos e engajados por atividades “mão na massa”, em meio a leitura ativa de um texto sobre conexões neurais em processos criativos. A devolutiva da avaliação sobre o workshop confirmou a impressão dos facilitadores.

Conclusão:

A metodologia Pré-Textos é uma estratégia passível de aplicação em grupos heterogêneos, podendo contemplar habilidades como a criatividade e a colaboração. Assim, estimula-se a utilização desta metodologia em outras situações semelhantes.

Keywords : Inovação; Comunicação Interdisciplinar; Metodologia; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )