SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Telessaúde como ferramenta na formação médica durante a pandemia da COVID-19: relato de experiênciaDesenvolvimento docente pós-COVID-19: mudanças ou troca de cenário? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Camila Maciel de; BALCELLS, Mercedes  e  SOMMER, Doris. A inovação disruptiva e a metodologia pré-textos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e185.  Epub 26-Ago-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200268.ing.

Introdução:

O relato de experiência descreve o protocolo utilizado em uma das atividades realizadas durante a iniciativa destinada à busca por soluções de impacto em saúde através da inovação disruptiva - “IDEA2 Global, Orientação e conexões transformadoras para inovadores em tecnologia médica”, em maio de 2019, no Instituto de Engenharia Médica e Ciência, Massachusetts Institute of Technology (IMES MIT).

Relato de Experiência:

A metodologia Pré-Textos foi escolhida para estimular a criatividade e instigar a curiosidade inerentes à busca por soluções de problemas complexos, através da leitura de um texto desafiador e atividades relacionadas, em formato de workshop. Reunindo profissionais de vários segmentos e nacionalidades, o período de duas horas e quarenta e cinco minutos foi o tempo dispensado ao workshop inspirado em práticas oriundas de alguns países da América Latina.

Discussão:

Por meio da observação participante, constatou-se que os partícipes se mostraram entusiasmos e engajados por atividades “mão na massa”, em meio a leitura ativa de um texto sobre conexões neurais em processos criativos. A devolutiva da avaliação sobre o workshop confirmou a impressão dos facilitadores.

Conclusão:

A metodologia Pré-Textos é uma estratégia passível de aplicação em grupos heterogêneos, podendo contemplar habilidades como a criatividade e a colaboração. Assim, estimula-se a utilização desta metodologia em outras situações semelhantes.

Palavras-chave : Inovação; Comunicação Interdisciplinar; Metodologia; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )