SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3The disruptive innovation and the pre-texts methodologyEducation and bioethics teaching in times of pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DIAS, Eliane Pedra  and  FERREIRA, Maria Amélia. Desenvolvimento docente pós-COVID-19: mudanças ou troca de cenário?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e139.  Epub June 18, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200351.

Introdução:

O mundo tem milhões de infectados pelo SARS-CoV-2, e o desfio permanece em 2021, com a vacinação e o aparecimento das novas cepas. Este é um texto sobre reflexões de como a pandemia está mobilizando as escolas médicas e se as mudanças induzidas pela emergência sanitária nos paradigmas pedagógicos serão revertidas em mudanças culturais.

Desenvolvimento:

A experiência de confinamento tem sido emocionalmente rica, entremeada por desafios, mergulhos pedagógicos reflexivos e muito trabalho. Analisamos o confronto entre a pandemia e as escolas médicas, com ênfase nos questionamentos a respeito das adaptações e se serão revertidas em mudanças culturais. O desenvolvimento docente não tem sido priorizado nas instituições de educação médica, e a troca do presencial para o remoto não garante mudanças.

Conclusão:

O docente tem papel nuclear na formação de médicos com competência, ética e humanidade. É necessário avançar, para além do brilho da hiperconectividade, com a instalação de um fórum permanente sobre desenvolvimento docente.

Keywords : Covid-19; Educação Médica; Docência; Aprendizagem On-line; Tecnologia Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )