SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Desenvolvimento docente pós-COVID-19: mudanças ou troca de cenário?O aprender a aprender na Educação Médica: reflexões a partir de aportes da Teoria Histórico-Cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

NEVES JUNIOR, Waldemar Antônio das; MARQUES, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha  y  TEIXEIRA, Michelle Cecille Bandeira. A educação e o ensino de bioética em época de pandemia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e151.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200313.ing.

Introdução:

Com as atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia, as instituições de ensino superior tiveram de discutir e executar o processo educativo e reinventar-se em relação ao processo educativo a ele, de modo a oferecer o acesso remoto e, ao mesmo tempo, amenizar a exclusão sociodigital.

Desenvolvimento:

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão propositiva para o ensino remoto da bioética sob o olhar da educação em valores e justiça social. O perfil socioeconômico dos discentes não pode ser ignorado quando se planeja a educação on-line, fato que impacta diretamente o acesso às aulas por meio de computadores e internet. O artigo propõe utilizar as capacidades da inteligência moral como objetivos de aprendizagem, revisar os problemas preexistentes, contextualizá-los à nova realidade dos conteúdos didáticos e refletir sobre como a bioética pode contribuir para as discussões sobre as desigualdades sociais que aumentaram de forma exponencial neste momento de crise.

Conclusão:

As reflexões propositivas aqui apresentadas podem ser utilizadas no modelo de ensino remoto, presencial ou híbrido.

Palabras clave : Ensino; Educação; Bioética; Ensino On-line; Pandemia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )