SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Peer mentoring as a reception strategy and support for adaptation to the PBL method for students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ACHERMAN, Natália Dilella et al. Mentoria entre pares: percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e100.  Epub Mar 29, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210080.

Introdução:

Programas de mentoria entre pares são apontados como suporte efetivo na transição dos estudantes para o ensino superior, colaborando com sua saúde mental e seu desempenho acadêmico.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos mensurar e comparar a percepção de suporte social e avaliação do ambiente educacional entre estudantes membros e não membros do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina (Gedaam), no curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Método:

Trata-se de estudo transversal que utilizou dados do cruzamento entre os bancos da pesquisa QualiMed e dos registros do Gedaam. Dos 1.470 estudantes que participaram do inquérito QualiMed, 347 eram vinculados ao Gedaam. A percepção do suporte social foi mensurada pela Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS); e a avaliação do ambiente educacional, pelo Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Realizaram-se análises descritivas e comparativas univariadas por meio do qui-quadrado de Pearson e do teste t de Student, considerando um valor-p < 0,05 para verificação da significância estatística. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 19.0.

Resultado:

Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre membros e não membros nas variáveis ciclo do curso, sexo, orientação sexual, recebimento de bolsas de auxílio e prática de atividade física regular. Os participantes do Gedaam apresentaram pior percepção quando comparados a não membros em todos os domínios da ESSS, exceto para a satisfação com atividades sociais (valor-p < 0,05). O ambiente educacional foi avaliado pelos dois grupos como tendo “muitos problemas” (escore = 95,51 para membros Gedaam e 100,05 para não membros), com diferença estatisticamente significativa.

Conclusão:

Observou-se um perfil mais crítico em relação à percepção de suporte social e ao ambiente acadêmico entre os estudantes. Sugere-se que a mentoria entre pares auxilie positivamente o percurso acadêmico e pessoal dos estudantes de Medicina.

Keywords : Grupo de Pares; Suporte Social; Educação de Graduação em Medicina; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )