SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ACHERMAN, Natália Dilella et al. Mentoria entre pares: percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e100.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210080.

Introdução:

Programas de mentoria entre pares são apontados como suporte efetivo na transição dos estudantes para o ensino superior, colaborando com sua saúde mental e seu desempenho acadêmico.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos mensurar e comparar a percepção de suporte social e avaliação do ambiente educacional entre estudantes membros e não membros do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina (Gedaam), no curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Método:

Trata-se de estudo transversal que utilizou dados do cruzamento entre os bancos da pesquisa QualiMed e dos registros do Gedaam. Dos 1.470 estudantes que participaram do inquérito QualiMed, 347 eram vinculados ao Gedaam. A percepção do suporte social foi mensurada pela Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS); e a avaliação do ambiente educacional, pelo Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Realizaram-se análises descritivas e comparativas univariadas por meio do qui-quadrado de Pearson e do teste t de Student, considerando um valor-p < 0,05 para verificação da significância estatística. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 19.0.

Resultado:

Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre membros e não membros nas variáveis ciclo do curso, sexo, orientação sexual, recebimento de bolsas de auxílio e prática de atividade física regular. Os participantes do Gedaam apresentaram pior percepção quando comparados a não membros em todos os domínios da ESSS, exceto para a satisfação com atividades sociais (valor-p < 0,05). O ambiente educacional foi avaliado pelos dois grupos como tendo “muitos problemas” (escore = 95,51 para membros Gedaam e 100,05 para não membros), com diferença estatisticamente significativa.

Conclusão:

Observou-se um perfil mais crítico em relação à percepção de suporte social e ao ambiente acadêmico entre os estudantes. Sugere-se que a mentoria entre pares auxilie positivamente o percurso acadêmico e pessoal dos estudantes de Medicina.

Palavras-chave : Grupo de Pares; Suporte Social; Educação de Graduação em Medicina; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )