SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Mentoria entre pares: percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicinaMentoria de acolhimento para alunos ingressantes no curso de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MENEZES, Dayane Patricia Ferreira; CUNHA, Andrea Taborda Ribas da; OLIVEIRA, Lucas Christyan da Rocha  e  SOUZA, Lázaro Fabrício de França. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e103.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210088.

Introdução:

O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante.

Método:

Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação.

Resultado:

Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem.

Conclusão:

O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee.

Palavras-chave : Mentoring; Saúde Mental; Educação Médica; Problem-Based Learning; Autogestão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )