SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Through the keyhole - an ethnographic study of a medical school mentoring groupMentoring is an art, not a trade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COSTA, Andrea Ribeiro da; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva; SOARES, Patrícia Danielle Feitosa Lopes  and  BATISTA, Nildo Alves. Significados de mentoria na formação em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e126.  Epub May 26, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210190.

Introdução:

A mentoria, na formação em saúde, implica relações interpessoais entre mentor(a) e mentorado(a), nas quais o(a) parceiro(a) mais experiente acolhe, oferece suporte, desafia e favorece uma visão mais ampliada da própria jornada do(a) estudante.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos realizar uma revisão integrativa de artigos brasileiros sobre mentoria em saúde e analisar e apreender os significados dessa atividade presentes nessas publicações.

Método:

A questão foi elaborada entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, e delinearam-se as estratégias de busca e os critérios de inclusão e exclusão. O processo ocorreu via Portal de Periódicos Capes, contemplando as bases de dados Lilacs, Medline, SciELO e Scopus. Para as bases de vocabulário controlado, foram utilizados os descritores (inglês/português): mentoring, combinado isoladamente com education, mentors e faculty. Para a base de palavras-chave, utilizaram-se as mesmas combinações, substituindo-se education por health education.

Resultados:

A busca revelou 878 artigos, dos quais se selecionaram 12 como corpus da revisão. Os autores são docentes e discentes inseridos nas experiências. O periódico Revista Brasileira de Educação Médica é o principal veículo dos manuscritos selecionados. Evidenciam registros descritivo-analíticos de percursos históricos das experiências e as percepções e vivências no cotidiano delas. Há centralidade na abordagem qualitativa de pesquisa. Os significados de mentoria perpassam aspectos relacionados a docentes e estudantes no processo formativo da graduação, envolvendo cuidado, encontros, diálogos e vínculo. A análise das atividades de mentoria permite configurar questões relativas às interações mentor(a)-mentorandos(as) em contextos acadêmicos da área de saúde, com grande ênfase na educação médica.

Conclusão:

O desenvolvimento desta revisão integrativa permite sinalizar a mentoria como uma possibilidade de criação de um novo habitus na paisagem acadêmica. Na constituição desse habitus, os estudos enfatizam as relações de cuidado e humanização, resgatando a relação mestre(a) e discípulo(a) comprometida com a promoção e o desenvolvimento integral dos(as) estudantes.

Keywords : Mentoria; Mentores; Educação; Saúde; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )