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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva. Mentoria é uma arte, não um ofício. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e101.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210083.

Introdução:

Programas de mentoria têm se mostrado estratégias para o aprimoramento da formação dos futuros médicos, com alcance em aspectos pouco contemplados nos currículos formais. Este relato discute a experiência docente do exercício da mentoria para uma turma de graduação em Medicina, durante o período de seis anos (de 2014 a 2020).

Relato de experiência:

As ações da mentoria foram planejadas semestralmente, em reuniões entre mentor e mentorados. As temáticas elegíveis foram escolhidas por meio de tempestade de ideias para convergir nas principais demandas coletivas. Abordaram-se os seguintes assuntos: visão do paciente ante a interação com estudantes das profissões da saúde, futuro dos médicos recém-formados, matriz de competências essenciais para a formação do médico, entre outros. Utilizaram-se mais frequentemente as seguintes ferramentas: rodas de conversa, atividades baseadas em metodologias ativas em pequenos e grandes grupos, encontros informais com a turma, encontros individuais, e espaços formais e informais de tecnologia da informação. As ações foram realizadas, ao longo dos seis anos, pelo mesmo docente, o que permitiu a construção e consolidação do vínculo entre mentor e mentorados.

Discussão:

Assim, a mentoria se configurou como uma potente estratégia, conduzida com flexibilidade para permear as necessidades dos educandos, direcionando-as para o desenvolvimento individual e coletivo de profissionalismo. Entre os ganhos paralelos, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento docente, condição que exigiu receptividade à interação e reconhecimento dos saberes dos aprendizes.

Conclusão:

Por meio desta experiência, foi possível compreender que a essência da mentoria está relacionada ao vínculo e ao preparo de seres humanos para lidar com seres humanos, independentemente do papel social que estejam ocupando.

Palavras-chave : Mentoria; Medicina; Desenvolvimento Docente.

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