SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1A inserção da mentoria na matriz curricular de um curso de Medicina: relato de experiênciaUm programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

D’AVILA, Vera Lucia Nascimento Blaia et al. Mentoria no curso de Medicina: desafios da metodologia ativa de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e105.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210111.

Introdução:

A atividade de mentoria pode ser vista como um relacionamento especial entre mentor e mentorado que pode contribuir para a transição entre o ensino médio e a universidade. No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, houve a necessidade de migração súbita das atividades presenciais acadêmicas para o ensino utilizando as plataformas digitais, o que desencadeou mudanças na estratégia pedagógica das escolas médicas e, consequentemente, impactou as atividades de mentoria.

Relato de experiência:

Por meio de análise do discurso dos mentores do primeiro ano do curso de Medicina de uma universidade particular, ao longo do ano de 2020, discutimos os registros que ocorreram em tempo real após cada encontro semanal em sala virtual exclusiva, na qual os mentores podiam compartilhar livremente suas impressões, considerações e depoimentos sobre o desenvolvimento de cada sessão de mentoria.

Discussão:

A mentoria não trata apenas do desempenho acadêmico, mas também proporciona uma visão mais ampla das questões relacionadas ao estudante e ao seu contexto, favorecendo o desenvolvimento do docente, do discente e da instituição. A mudança para as plataformas digitais não se mostrou um problema, com rápida adaptação dos envolvidos. A percepção de pertencimento e a participação do grupo foram fatores importantes no desenvolvimento da mentoria, e o acolhimento saudável dos estudantes e mentores demonstrou um fortalecimento no senso de auto humanidade.

Conclusão:

Estudantes e mentores cultivaram um espaço para discussão de suas rotinas no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Diante do cenário epidemiológico atípico, houve a percepção de que os estudantes enfrentaram problemas semelhantes e buscaram, em conjunto, sugestões para soluções. Os mentores concluíram que uma programação comum, formal, para as sessões de mentoria não deveria ser aplicada rotineiramente.

Palavras-chave : Educação Médica; Tutoria; Desempenho Acadêmico; Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )