SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiroDas salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

KAJI, Ayrton Kenji et al. Desenvolvimento de um programa de mentoria por pares estudantis: um relato de experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e107.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210117.

Introdução:

A transição do colégio para a universidade configura-se como um período de profundas mudanças, seja no âmbito acadêmico, social, pessoal ou familiar. Nesse processo, responsabilidades são adquiridas, fazendo com que essa transição possa ser marcada por inúmeras incertezas. Nesse sentido, o projeto “Mentorias: conectando estudantes”, elaborado pela IFMSA Brazil FMT na Universidade de Taubaté, objetiva fornecer aos calouros o suporte necessário para tornar essa experiência mais gratificante.

Relato de experiência:

A primeira edição do projeto foi desenvolvida ao longo de cinco meses durante o ano de 2020, organizada em quatro fases: 1. construção do material teórico para os mentores; 2. pesquisa e seleção de calouros e veteranos interessados em participar do projeto; 3. gravação das capacitações on-line para os mentores; 4. determinação da dupla mentor-pupilo e desenvolvimento da mentoria com posterior coleta e análise de feedback. Dessa forma, contemplou estudantes de Medicina, a partir do terceiro período, que atuaram como mentores, abordando, em reuniões remotas semanais, durante dois meses, os quatro pilares do projeto: acadêmico, pesquisa, desenvolvimento pessoal e extensão, com os seus respectivos pupilos (acadêmicos do primeiro e segundo períodos).

Discussão:

O sistema de mentoria vertical por pares estudantis tem se mostrado uma estratégia promissora no preparo e na recepção dos alunos para a vida acadêmica e profissional, uma vez observado que o vínculo gerado entre calouro e veterano favorece o engajamento dos alunos recém-ingressantes com as atividades e oportunidades dentro da IES.

Conclusão:

O objetivo deste relato é demonstrar, da perspectiva da equipe idealizadora, a experiência de realização do projeto, ao longo da sua primeira edição e incentivar a criação de programas e projetos em outras IES voltados para o acolhimento do calouro por “veteranos” de uma forma mais holística. Os resultados obtidos foram benéficos, tanto para mentores quanto para pupilos, para o fortalecimento do vínculo criado e do engajamento em atividades acadêmicas.

Palavras-chave : Acolhimento; Estudantes de Medicina; Mentoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )