SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Development of a mentoring program by student peers: an experience reportVirtual mentoring during the Covid-19 pandemic: perceptions of mentees and mentors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SANTANA, Monique Freire  and  FERREIRA, Luiz Carlos de Lima. Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e108.  Epub May 18, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210118.

Introdução:

Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa.

Relato de experiência:

Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada.

Discussão:

Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas.

Conclusão:

No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.

Keywords : Educação Médica; Mentores; Residência; Patologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )