SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Desenvolvimento de um programa de mentoria por pares estudantis: um relato de experiênciaMentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTANA, Monique Freire  e  FERREIRA, Luiz Carlos de Lima. Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e108.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210118.

Introdução:

Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa.

Relato de experiência:

Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada.

Discussão:

Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas.

Conclusão:

No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.

Palavras-chave : Educação Médica; Mentores; Residência; Patologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )