SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Virtual mentoring during the Covid-19 pandemic: perceptions of mentees and mentorsTwenty years of mentoring at the UFMG Medical School: challenges faced and proposed solutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVEIRA, Renato Diniz; GUIMARAES, Patrícia Regina; NUNES, Karla Gomes  and  GENEROSO, Cláudia Maria. O Programa de Mentoring da PUC Minas: relato de experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e110.  Epub May 18, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210131.

Introdução:

O artigo visa relatar a experiência do Programa de Mentoring do curso de Medicina da PUC Minas em Betim, em Minas Gerais, destacando algumas concepções, desafios e potencialidades do percurso de quase uma década. O ato educativo é um estímulo à emancipação do ser humano e às suas potencialidades, e os programas de mentoring representam um potente catalisador desse processo.

Relato de experiência:

O Programa de Mentoring da PUC Minas é uma atividade obrigatória, que oferece ao discente um espaço de acolhimento, reflexão e cuidado por meio da referência de um professor mentor. Com horas de dedicação, o mentor acompanha uma turma ao longo do curso, estabelecendo encontros regulares com a turma inteira - no início e final do semestre - e frequentes com grupos menores no decorrer do semestre. Encontros individuais acontecem conforme a demanda do acadêmico. Nos encontros, discutem-se temas referentes ao cotidiano das instituições de saúde e aos desafios enfrentados por elas, de modo a promover o desenvolvimento da identidade médica. Ao mentor cabe atentar aos impasses que se colocam no processo de formação, especialmente sobre a saúde mental dos alunos.

Discussão:

No percurso do Programa de Mentoring da PUC Minas, percebem-se sua consolidação na instituição, seu papel na formação dos alunos e o aprendizado dos mentores. Observa-se que não basta apenas formalizar um programa, mas também é necessário disseminar uma cultura de cuidado coerente com os princípios do projeto pedagógico do curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e as necessidades do campo da saúde coletiva. Encontra-se aí o desafio de sustentar no perfil do egresso um profissional capacitado tecnicamente e em condições de cuidar de si e daquele que acolhe.

Conclusão:

Com a implementação do Programa de Mentoring, percebe-se a criação, na instituição, da cultura de mentoring, refletido nas relações entre alunos e professores, possibilitando uma formação que contemple, além dos aspectos técnicos, a essência do cuidado.

Keywords : Tutoria; Educação Médica; Acolhimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )