SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1O Programa de Mentoring da PUC Minas: relato de experiênciaMentoria durante pandemia: um ambiente de acolhimento, pertencimento e humanização para primeiranistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FIDELIS, Gilmar Tadeu de Azevedo; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas  e  ROCHA, Andreia Maria Camargos. Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e112.  Epub 19-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210132.

Introdução:

A mentoria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais se iniciou em 2001, em resposta a dificuldades emocionais dos estudantes, mas foi precedida por um projeto experimental, fundamentado no modelo de ajuda, em 1983.

Relato de experiência e discussão:

Desde o seu início, muitos foram os desafios enfrentados, desde sua valorização e o entendimento de sua finalidade até a dificuldade de participação e manutenção dos mentores, bem como a ocorrência de uma mudança curricular nesse período. Para responder a esses desafios, algumas soluções foram propostas, como a educação continuada e a supervisão para os mentores, a criação da comentoria e da monitoria com o mentor júnior, e a busca de mentores voluntários. Novos desafios surgem a cada dia, mas a mentoria completou 20 anos de funcionamento no formato de disciplina obrigatória. Convive atualmente com dificuldades que a fragilizam e ameaçam, principalmente o fato de, embora institucional, ser dependente do esforço pessoal de um grupo de profissionais que nela acreditam.

Conclusão:

A difusão do conceito de mentoring e de sua importância na formação médica, a valorização de professores que se interessam pela atividade de mentoria, com reconhecimento de seu trabalho pela instituição, e a formação continuada de mentores foram e continuam sendo medidas necessárias para o fortalecimento da mentoria.

Palavras-chave : Tutoria; Estudantes de Medicina; Educação de Graduação em Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )