SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostasImplantação de um programa de mentoria remoto para estudantes de Medicina em tempo de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SILVA, Vanessa dos Santos et al. Mentoria durante pandemia: um ambiente de acolhimento, pertencimento e humanização para primeiranistas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e113.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210136.

Introdução:

O Programa de Mentoria da FMB foi construído coletivamente durante os anos 2018-2019, com assessoria externa e amplo apoio institucional. O sofrimento psíquico dos alunos de graduação nas áreas da saúde, já descrito na literatura, intensificou-se com a pandemia da Covid-19, fortalecendo a necessidade do programa para os primeiranistas dos cursos de Enfermagem e Medicina.

Relato de experiência:

Foram realizadas oficinas para formação do grupo gestor do programa e do grupo de mentores. Em agosto de 2020, após divulgação entre representantes e conselhos, a Oficina de Sensibilização com os primeiranistas teve grande adesão. A construção de um ambiente virtual caloroso, leve e lúdico foi prioridade do grupo, assim os mentores foram apresentados aos alunos, e estes receberam o convite para ingresso ao programa. Os alunos declararam suas preferências por seus mentores em questionário que ficou aberto por duas semanas. Formaram-se grupos foram que se encontraram ao menos mensalmente, para que pudessem construir ambientes de acolhimento e afetividade, e discutir temas de interesse e escolha dos alunos. O grupo gestor se reúne com mentores bimestralmente, de modo a priorizar espaços de trocas e compartilhamento das vivências, dos desafios e das superações, e construir um ambiente colaborativo de aprendizado mútuo. Na Enfermagem, a adesão dos alunos foi de 100%, e na Medicina, de 85%. As avaliações dos alunos sobre o programa foram muito positivas.

Discussão:

O programa propiciou ambiente de diálogo sobre a saúde física e mental, gestão do tempo e atividades acadêmicas, como iniciação científica e extensão universitária. Mentores, mentorados, grupo gestor e instituição vivenciaram momentos de construção de vínculo afetivo e ambiente colaborativo.

Conclusão:

O programa conseguiu ter visibilidade entre alunos, professores e profissionais, e está conseguindo se firmar como estratégia para resgatar a afetividade e humanizar as relações na instituição, num momento de tantas inseguranças, sofrimentos e desafios.

Palabras clave : Mentoria; Ensino Superior; Estudantes; Covid-19; Acolhimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )