SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implantação de um programa de mentoria remoto para estudantes de Medicina em tempo de pandemiaMentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARROS, Gisele Curi de; FERRAZ, Victor Evangelista de Faria  e  PANUNCIO-PINTO, Maria Paula. Implementação de um programa de mentoring para estudantes de graduação em saúde: a experiência da FMRP-USP. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e115.  Epub 24-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210135.

Introdução:

Discussões acerca da importância de proporcionar uma formação integral a estudantes do ensino superior têm sido ampliadas. Para além da aquisição de competências técnicas, ressalta-se a importância do desenvolvimento relacional, de atitudes e valores sustentados em princípios éticos. No campo da formação em saúde, cuidar dos futuros cuidadores pode ser uma forma de atingir tais objetivos. Programas de mentoria configuram uma relação de ajuda em que uma pessoa mais experiente na área de formação acolhe, orienta e auxilia um grupo de ingressantes na mesma área, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social.

Relato de experiência:

Este trabalho relata a implementação, o desenvolvimento e a manutenção de um programa de mentoring para cursos da área da saúde em uma instituição pública de ensino superior, sob coordenação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico. Foi iniciado por meio de um projeto-piloto com o curso de Medicina e oferecido posteriormente aos demais cursos da unidade de ensino. Caracteriza-se como atividade extracurricular, de caráter voluntário, oferecida no primeiro semestre aos estudantes ingressantes. Os encontros são conduzidos por mentores, auxiliados por estudantes veteranos, os peers.

Discussão:

São destacados fatores que contribuíram para maior ou menor sensibilização e compreensão dos objetivos do programa, adesão dos participantes e manutenção dos grupos. O programa recebeu ajustes e modificações alinhados às próprias transformações ocorridas no centro responsável por sua coordenação, com o investimento em atividades coletivas de promoção de bem-estar e qualidade de vida. Conclusão: Programas de mentoria são intervenções importantes para acolhimento e suporte a estudantes durante a formação universitária. Podem apresentar desafios em sua implementação e manutenção, necessitando de coordenação e acompanhamentos constantes, em diálogo com todos os envolvidos em sua realização.

Palavras-chave : Acolhimento; Educação Superior; Estudantes; Mentores; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )