SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implementation of a mentoring program for undergraduate health students: the experience of FMRP-USPChallenges of the pandemic for mentoring: the role of junior mentors and social networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ALCANTARA, Liliane de Abreu Rosa de; MURTA, Karem Morgana Pereira; SOUZA, Thais Nascimento Viana Penna  and  MOLINARI-GOMES, Luiz Carlos. Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e116.  Epub May 26, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153.

Introdução:

A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico.

Relato de experiência:

A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional.

Discussão:

A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação.

Conclusão:

Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.

Keywords : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Tutores; Tutoria; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )