SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implementação de um programa de mentoring para estudantes de graduação em saúde: a experiência da FMRP-USPDesafios da pandemia para a mentoria: o papel dos mentores juniores e das redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ALCANTARA, Liliane de Abreu Rosa de; MURTA, Karem Morgana Pereira; SOUZA, Thais Nascimento Viana Penna  e  MOLINARI-GOMES, Luiz Carlos. Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e116.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153.

Introdução:

A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico.

Relato de experiência:

A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional.

Discussão:

A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação.

Conclusão:

Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Tutores; Tutoria; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )