SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Peer mentoring in a medical school: a collaborative strategy during the Covid-19 pandemicReflections about quarantine: a strategy for undergraduate medical student reception in a mentoring group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MELO, Maria Clara de Sousa Farias et al. Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e119.  Epub May 26, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210150.

Introdução:

O Programa de Mentoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno durante seu período acadêmico. Por meio do método da escuta e do diálogo entre mentores e mentorados, a atividade de mentoria propicia o desenvolvimento da empatia e de outras habilidades emocionais importantes para uma prática médica humanizada e o bom convívio profissional. Busca também trazer para reflexão temas relativos à ética médica, à inserção do médico na comunidade, entre outros. Dentro dessa proposta, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa passou a desenvolver, além dos encontros on-line regulares, uma atividade integrativa intitulada “Salas de Conversa”.

Relato de experiência:

Entre junho e dezembro de 2020, realizaram-se, mensalmente, seis salas de conversa com temas diversos. Os encontros ocorreram em salas virtuais e contaram com a participação de todos os grupos de mentoria e mentores cadastrados no programa, além de convidados que estiveram à frente das discussões.

Discussão:

O retorno positivo de discentes e docentes mostrou o potencial dessa modalidade de interação de complementar os encontros já desenvolvidos no Programa de Mentoria. A interação virtual apresentou entraves por limitações tecnológicas, todos contornados em tempo hábil, sem prejuízo dessa nova forma de experiência. Conclusão: As Salas de Conversa mostraram-se eficazes na superação das dificuldades de interação impostas pelo distanciamento físico da pandemia de Covid-19. Essa atividade abordou temáticas atuais e pertinentes não apenas à vida do estudante de Medicina, mas também à vida em sociedade, de modo a contribuir tanto para a formação médica quanto para a formação pessoal dos alunos e professores.

Keywords : Mentoria; Educação Médica; Ensino Remoto; Estudante Universitário; Covid-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )