SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1O impacto da mentoria no desenvolvimento pessoal e profissional de diferentes turmasImplantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COUTO, Dyecika Souza; VIEIRA, Gabriela Itagiba Aguiar; MULATI, Stela Lima  e  BRESSAN, Vânia Regina. Programa de Mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas: relato de experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e125.  Epub 19-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210186.

Introdução:

O Programa de Mentoria do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) foi inspirado em programas de mentoring implantados em escolas médicas brasileiras desde a década de 1990, reconhecendo que a formação do futuro médico é marcada por intenso estresse acadêmico e emocional.

Relato de experiência:

O Programa de Mentoria tem papel preventivo e de suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de Medicina. As ações visam acompanhar o estudante longitudinalmente para proporcionar momentos de reflexão, tomada de consciência e desenvolvimento de competências para enfrentar os meios acadêmico, social e profissional. O mentor provê ao estudante uma figura-modelo que atua como suporte para auxiliá-lo nas vicissitudes do processo de ser médico.

Discussão:

Segundo os participantes, o Programa de Mentoria permite troca de experiências, aprendizagem e reflexão sobre temas relevantes da profissão e da vida acadêmica, atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina para uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética.

Conclusão:

O Programa de Mentoria é exemplo de intervenção possível para prevenção de doenças e promoção da saúde durante a formação médica e contribui para o desenvolvimento de habilidades nos contextos pessoal e profissional.

Palavras-chave : Educação Médica; Mentoria; Estudante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )