SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implementation of online mentoring at a medical school during the Covid-19 pandemicExperiences of a mentoring coordinator in 20 years of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BELLODI, Patrícia Lacerda. Cartas a um jovem mentor - aprendendo mentoria com os clássicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e120.  Epub May 19, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210142.

Introdução:

Como ser mentor para alguém? Como fazer acontecer a mentoria? Qual é o caminho a seguir? Podemos aprender sobre mentoria no cotidiano, em programas estruturados e, desde a sua origem, nos clássicos literários. Neste ensaio, a partir de releitura pessoal do livro Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke, busco identificar e apresentar elementos que possam aprofundar a compreensão do ser mentor e do fazer mentoria.

Desenvolvimento:

A troca de correspondências entre o poeta experiente e o iniciante mostra a importância da generosidade e da humildade como atributos de um mentor. Mesmo a distância e mediada por cartas, a relação é sustentada pelos três vértices da mentoria que promovem desenvolvimento: o acolhimento, a reflexão e a visão.

Conclusão:

Mentores modernos podem encontrar, nessa e em outras narrativas clássicas, novas inspirações para o seu fazer. Rilke e o jovem Kappus, tal como Mentor e Telêmaco, na Odisseia, caminham juntos e nos contam uma história que vale a pena ler e reler.

Keywords : Mentoria; Mentores; Mentorados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )