SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19Vivências de uma coordenadora de mentoria em 20 anos de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BELLODI, Patrícia Lacerda. Cartas a um jovem mentor - aprendendo mentoria com os clássicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e120.  Epub 19-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210142.

Introdução:

Como ser mentor para alguém? Como fazer acontecer a mentoria? Qual é o caminho a seguir? Podemos aprender sobre mentoria no cotidiano, em programas estruturados e, desde a sua origem, nos clássicos literários. Neste ensaio, a partir de releitura pessoal do livro Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke, busco identificar e apresentar elementos que possam aprofundar a compreensão do ser mentor e do fazer mentoria.

Desenvolvimento:

A troca de correspondências entre o poeta experiente e o iniciante mostra a importância da generosidade e da humildade como atributos de um mentor. Mesmo a distância e mediada por cartas, a relação é sustentada pelos três vértices da mentoria que promovem desenvolvimento: o acolhimento, a reflexão e a visão.

Conclusão:

Mentores modernos podem encontrar, nessa e em outras narrativas clássicas, novas inspirações para o seu fazer. Rilke e o jovem Kappus, tal como Mentor e Telêmaco, na Odisseia, caminham juntos e nos contam uma história que vale a pena ler e reler.

Palavras-chave : Mentoria; Mentores; Mentorados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )