SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Creation of Entrustable Professional Activities (EPAs) in obstetrics and gynecology for medical undergraduate studentsThe Health Empathy Map as an instrument of reflection in a non-care teaching scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

VISGUEIRA, Filipe Levy Leite; CHAVES, Suzanne Raquel Silva; BATISTA, Luiza Ivete Vieira  and  NUNES, Maria das Dores Sousa. Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da identidade de gênero. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e192.  Epub Sep 14, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200526.

Introdução:

A sexualidade é um ponto central da vida do ser humano que contempla sexo biológico, orientação sexual e reprodução, além de conceitos complexos como a identidade de gênero, onde a maior parte das dúvidas afloram e - com elas - preconceitos e negligências.

Objetivo:

Analisar o conhecimento dos acadêmicos de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior sobre identidade de gênero.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado de abril a maio de 2018 com a aplicação de um questionário semiestruturado a 122 alunos do curso de Medicina, cujas respostas foram entregues em envelopes lacrados e sem identificação.

Resultados:

Dos participantes, 67,21% e 63,11% desconheciam o conceito de mulher transgênero heterossexual e de homem transgênero homossexual, respectivamente; 67,21% e 61,47% apresentaram respostas inadequadas quanto ao exame ginecológico em pacientes trans e quanto ao processo transexualizador, nessa ordem.

Conclusão:

A maioria dos estudantes desconheceu conceitos relacionados à identidade de gênero. Considerando-se os limites desta pesquisa, sugere-se uma maior abordagem do tema na graduação.

Keywords : Identidade de Gênero; Sexualidade; Estudantes de Medicina; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )