SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Elaboração de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) em ginecologia e obstetrícia para a graduação médicaMapa da Empatia em Saúde como instrumento de reflexão em cenário de ensino não assistencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VISGUEIRA, Filipe Levy Leite; CHAVES, Suzanne Raquel Silva; BATISTA, Luiza Ivete Vieira  e  NUNES, Maria das Dores Sousa. Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da identidade de gênero. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e192.  Epub 14-Set-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200526.

Introdução:

A sexualidade é um ponto central da vida do ser humano que contempla sexo biológico, orientação sexual e reprodução, além de conceitos complexos como a identidade de gênero, onde a maior parte das dúvidas afloram e - com elas - preconceitos e negligências.

Objetivo:

Analisar o conhecimento dos acadêmicos de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior sobre identidade de gênero.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado de abril a maio de 2018 com a aplicação de um questionário semiestruturado a 122 alunos do curso de Medicina, cujas respostas foram entregues em envelopes lacrados e sem identificação.

Resultados:

Dos participantes, 67,21% e 63,11% desconheciam o conceito de mulher transgênero heterossexual e de homem transgênero homossexual, respectivamente; 67,21% e 61,47% apresentaram respostas inadequadas quanto ao exame ginecológico em pacientes trans e quanto ao processo transexualizador, nessa ordem.

Conclusão:

A maioria dos estudantes desconheceu conceitos relacionados à identidade de gênero. Considerando-se os limites desta pesquisa, sugere-se uma maior abordagem do tema na graduação.

Palavras-chave : Identidade de Gênero; Sexualidade; Estudantes de Medicina; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )