SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Analysis of medical students’ knowledge about gender identityPsychometric assessment of the Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) instrument in a remote learning environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUSA, Luíza Uchôa de Resende et al. Mapa da Empatia em Saúde como instrumento de reflexão em cenário de ensino não assistencial. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e195.  Epub Sep 14, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210224.ing.

Introdução:

O desenvolvimento da empatia durante a graduação tem a finalidade de formar egressos com mais preparo na construção de uma boa relação com seu paciente. O Mapa da Empatia em Saúde (MES) é uma ferramenta adaptada com o propósito de desenvolver, por meio da autorreflexão, a empatia dos estudantes e futuros médicos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar o efeito do uso do MES na empatia autorrelatada em estudantes de Medicina no cenário de grupo tutorial (GT) e analisar as características das reflexões realizadas.

Método:

Trata-se de estudo quase experimental, com abordagem de métodos mistos, na modalidade plano explicativo, realizado com 59 estudantes do terceiro ano da Unifenas de Belo Horizonte. Quarenta e um estudantes utilizaram o MES no GT, e 18 fizeram o GT de forma habitual. No início do estudo, os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e à Escala de Empatia de Jefferson (JSPE-Br), a qual foi reaplicada ao final. Realizaram-se análises estatísticas em que se compararam os escores da JSPE-Br entre os grupos e as fases do estudo, e fez-se ainda a análise de conteúdo do MES.

Resultado:

O escore global de empatia se mostrou elevado em todas as fases e não diferiu entre os grupos. A análise de conteúdo revelou que o MES estimulou os estudantes a refletir sobre o quadro dos pacientes, com base nos pilares da empatia, a partir da leitura de suas narrativas. As reflexões variaram de aspectos biomédicos a perspectivas socioafetivas complexas.

Conclusão:

O MES estimulou a reflexão empática dos estudantes em cenário não assistencial e foi capaz de identificar a abrangência das reflexões, o que possibilitou as diferentes perspectivas a serem discutidas aqui.

Keywords : Educação Médica; Empatia; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )