SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da identidade de gêneroAvaliação psicométrica do instrumento Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) em ambiente remoto de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUSA, Luíza Uchôa de Resende et al. Mapa da Empatia em Saúde como instrumento de reflexão em cenário de ensino não assistencial. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e195.  Epub 14-Set-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210224.ing.

Introdução:

O desenvolvimento da empatia durante a graduação tem a finalidade de formar egressos com mais preparo na construção de uma boa relação com seu paciente. O Mapa da Empatia em Saúde (MES) é uma ferramenta adaptada com o propósito de desenvolver, por meio da autorreflexão, a empatia dos estudantes e futuros médicos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar o efeito do uso do MES na empatia autorrelatada em estudantes de Medicina no cenário de grupo tutorial (GT) e analisar as características das reflexões realizadas.

Método:

Trata-se de estudo quase experimental, com abordagem de métodos mistos, na modalidade plano explicativo, realizado com 59 estudantes do terceiro ano da Unifenas de Belo Horizonte. Quarenta e um estudantes utilizaram o MES no GT, e 18 fizeram o GT de forma habitual. No início do estudo, os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e à Escala de Empatia de Jefferson (JSPE-Br), a qual foi reaplicada ao final. Realizaram-se análises estatísticas em que se compararam os escores da JSPE-Br entre os grupos e as fases do estudo, e fez-se ainda a análise de conteúdo do MES.

Resultado:

O escore global de empatia se mostrou elevado em todas as fases e não diferiu entre os grupos. A análise de conteúdo revelou que o MES estimulou os estudantes a refletir sobre o quadro dos pacientes, com base nos pilares da empatia, a partir da leitura de suas narrativas. As reflexões variaram de aspectos biomédicos a perspectivas socioafetivas complexas.

Conclusão:

O MES estimulou a reflexão empática dos estudantes em cenário não assistencial e foi capaz de identificar a abrangência das reflexões, o que possibilitou as diferentes perspectivas a serem discutidas aqui.

Palavras-chave : Educação Médica; Empatia; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )