SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Factors associated with the choice of a second specialty among internal medicine residency graduatesFunctional health literacy: experience of students and perception in users of primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEREIRA, José Carlos Gomes; SANTOS, Lucas Pontes dos  and  CALDAS, Cezar Augusto Muniz. O uso de tecnologias de informação e comunicação por estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e204.  Epub Oct 07, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210213.ing.

Introdução:

O tema central deste estudo é a avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos discentes do curso de Medicina, uma vez que, nos dias atuais, tal relação tornou-se indissociável da formação e da prática médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil de utilização de TIC entre os acadêmicos, de modo a identificar quais são as mais adotadas, os possíveis estímulos e as principais barreiras ao seu uso.

Método:

Foi realizado um estudo observacional e transversal por meio da aplicação de um formulário eletrônico, do qual participaram discentes do primeiro ao 12º período da graduação.

Resultado:

Entre os 216 participantes, notou-se uma predominância do sexo feminino (60,6%), na faixa etária entre 20 e 24 anos (65,3%) e com renda familiar inferior a três salários mínimos (36,1%). O principal dispositivo utilizado pelos participantes foi o smartphone (68,1%). Quanto às TIC, os estudantes apontaram preferência por aplicativos de mensagens de texto (99,5%) e navegadores de internet (96,8%), enquanto aplicativos de medicamentos (48,1%) e calculadoras especializadas (31%) foram significativamente menos utilizados. De acordo com participantes do estudo, a possibilidade de comunicação a distância é o principal benefício das TIC. Com relação aos possíveis problemas, predominou o quesito segurança.

Conclusão:

O uso das tecnologias pelos acadêmicos é bastante frequente e variado, porém há a necessidade de treinamento deliberado de docentes e discentes para maior aproveitamento das tecnologias disponíveis.

Keywords : Tecnologias de Informação e Comunicação; Currículo; Educação Médica; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )