SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Teaching medical practice in clerkships during a pandemic: learning and emotional impactsThe choice of Medicine as a profession and the students’ labor perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MOURA, Noely Soares Veloso; SILVA, Jefferson Oliveira; RODRIGUES NETO, João Felício  and  CALDEIRA, Antônio Prates. Atitude de estudantes e professores de medicina: centrada no médico ou no paciente?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e200.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200364.ing.

Introdução:

O cuidado centrado no paciente tem sido associado a resultados positivos.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar atitudes de estudantes e professores de uma faculdade de medicina brasileira quanto à relação médico-paciente e verificar fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico realizado em uma universidade pública, utilizando a PPOS - “Patient-Practitioner Orientation Scale” e um questionário sociodemográfico. Os sujeitos eram estudantes do curso de medicina e professores da instituição em questão no segundo semestre de 2015. Os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis foram utilizados para examinar o efeito das variáveis sociodemográficas e a interação com os escores encontrados para estudantes e professores.

Resultados:

Foram pesquisados 212 estudantes, correspondendo a 57,1% dos acadêmicos matriculados no curso de medicina. O valor do escore total da PPOS encontrado para os estudantes foi de 4,35 (± 0,5 DP), e o escore total médio da PPOS entre estudantes do sexo feminino (4,43) foi significativamente maior do que o masculino (4,23) (p <0,001), indicando mais atitudes centradas no paciente naquele grupo. No que se refere aos professores de medicina, 77 (56%) participaram. O escore total do PPOS foi de 4,52 (± 0,5 DP), com atitude mais focada no paciente entre os professores do que entre estudantes (4,35) (p = 0,001), mas há uma clara necessidade de progresso para ambos os grupos.

Conclusão:

A análise das atitudes de estudantes e professores sobre a relação médico-paciente permitiu desvendar um cenário desconhecido com atitudes mais centradas no paciente observadas entre os professores, apesar da necessidade de melhorias em ambos os grupos. Mais pesquisas são necessárias para avaliar não apenas a atitude, mas o comportamento desses sujeitos.

Keywords : Cuidado Centrado no Paciente; Relações Médico-Paciente; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )