SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionaisEscolha da medicina como profissão e perspectiva laboral dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MOURA, Noely Soares Veloso; SILVA, Jefferson Oliveira; RODRIGUES NETO, João Felício  e  CALDEIRA, Antônio Prates. Atitude de estudantes e professores de medicina: centrada no médico ou no paciente?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e200.  Epub 18-Out-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200364.ing.

Introdução:

O cuidado centrado no paciente tem sido associado a resultados positivos.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar atitudes de estudantes e professores de uma faculdade de medicina brasileira quanto à relação médico-paciente e verificar fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico realizado em uma universidade pública, utilizando a PPOS - “Patient-Practitioner Orientation Scale” e um questionário sociodemográfico. Os sujeitos eram estudantes do curso de medicina e professores da instituição em questão no segundo semestre de 2015. Os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis foram utilizados para examinar o efeito das variáveis sociodemográficas e a interação com os escores encontrados para estudantes e professores.

Resultados:

Foram pesquisados 212 estudantes, correspondendo a 57,1% dos acadêmicos matriculados no curso de medicina. O valor do escore total da PPOS encontrado para os estudantes foi de 4,35 (± 0,5 DP), e o escore total médio da PPOS entre estudantes do sexo feminino (4,43) foi significativamente maior do que o masculino (4,23) (p <0,001), indicando mais atitudes centradas no paciente naquele grupo. No que se refere aos professores de medicina, 77 (56%) participaram. O escore total do PPOS foi de 4,52 (± 0,5 DP), com atitude mais focada no paciente entre os professores do que entre estudantes (4,35) (p = 0,001), mas há uma clara necessidade de progresso para ambos os grupos.

Conclusão:

A análise das atitudes de estudantes e professores sobre a relação médico-paciente permitiu desvendar um cenário desconhecido com atitudes mais centradas no paciente observadas entre os professores, apesar da necessidade de melhorias em ambos os grupos. Mais pesquisas são necessárias para avaliar não apenas a atitude, mas o comportamento desses sujeitos.

Palavras-chave : Cuidado Centrado no Paciente; Relações Médico-Paciente; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )