SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Attitudes and perceptions of teachers and medical students regarding suicideMaternity, paternity and academic life: impacts and views of parents who are studying medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MEDEIROS, Glenia Junqueira Machado; ROMA, Pedro Fernandes  and  MATOS, Pedro Henrique Meirelles Ferreira Pinheiro de. Qualidade do sono dos estudantes de medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e220.  Epub Nov 09, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210183.

Introdução:

O sono é um estado fisiológico que se dá de forma cíclica em grande quantidade de seres vivos do reino animal, tendo sido analisados comportamentos de repouso e atividade, que compõem um ciclo vigília-sono. Na universidade, os acadêmicos de Medicina se deparam com falta de tempo e com exaustão, visto que o curso possui carga horária integral, fato que faz com que os graduandos deixem as atividades básicas cada vez mais para o final do dia, o que os leva a desenvolver distúrbios do sono.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de sono e a incidência de distúrbio de sono em estudantes de Medicina.

Método:

A pesquisa foi realizada individualmente com os estudantes de Medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais, via plataforma Google Forms, em que eles responderam a dois questionários autoaplicáveis. O primeiro englobava perguntas sobre gênero e ano de graduação, e o segundo, denominado Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, avaliou a qualidade de sono. Foram utilizados os programas Bioestat 5 e Excel 365 para a análise estatística.

Resultado:

A análise do estudo demonstrou distúrbio de sono em 20,5% dos estudantes e qualidade subjetiva de sono ruim ou muito ruim em 40,2% dos discentes.

Conclusão:

Por meio da presente pesquisa, observou-se que a qualidade de sono dos estudantes de Medicina é inferior à da população geral, estando diretamente relacionada à progressão do curso. Foi concluído que os estudantes deste estudo têm, além disso, em média, menos horas de sono que o restante dos brasileiros.

Keywords : Estudantes de Medicina; Privação do Sono; Transtornos do Sono-Vigília; Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )