SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Tradução, adaptação transcultural e validação da Escala de Exposição às Humanidades em estudantes de medicinaSoftware educacional: simulador de ventilação mecânica e seus efeitos hemodinâmicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

OLIVEIRA, Pedro Mendonça de; AQUILANTE, Aline Guerra; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  y  SAMPAIO, Sueli Fátima. Gênero, sexualidade e educação médica: vivências em uma escola federal que utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e227.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200219.ing.

Introdução:

A sexualidade se caracteriza como dispositivo de poder, e a medicina tem importante papel como uma das principais instituições de ação. A educação médica tende a ratificar o discurso heteronormativo e diagnosticar os padrões desviantes como patologia. Pauta-se na categorização binária dos indivíduos como implicação de sua sexualidade. O curso de Medicina investigado assume a proposta metodológica da espiral construtivista, que procura garantir o protagonismo dos estudantes, assim como dialoga com seus conhecimentos prévios, apostando no conceito de aprendizagem significativa.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as experiências dos estudantes no desenvolvimento do perfil de competência relacionado a gênero e sexualidade durante o curso de Medicina.

Método:

Trata-se de pesquisa qualitativa utilizando grupos focais com estudantes do sexto ano do curso.

Resultado:

O estudo aponta para a percepção dos estudantes sobre a importância das metodologias ativas, bem como sobre a inserção precoce nos campos de prática. No entanto, a temática sobre gênero e sexualidade precisa estar proposta no elenco de disparadores para o uso da espiral construtivista.

Conclusão:

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem se configurar como estratégia contra-hegemônica ante o dispositivo da sexualidade na garantia de biopoder, na medida em que haja reorientação desses conteúdos no currículo.

Palabras clave : Educação Médica; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Identidade de Gênero; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )