SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Gênero, sexualidade e educação médica: vivências em uma escola federal que utiliza metodologias ativas de aprendizagemA decisão de ser médico: estudo multicultural Brasil-Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CAMPOS JUNIOR, Moyses de  e  MORAES, Suzana Guimarães. Software educacional: simulador de ventilação mecânica e seus efeitos hemodinâmicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e230.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210341.

Introdução:

O manejo adequado da ventilação mecânica (VM) é considerado de alta complexidade, e o uso de um simulador permite a aquisição de habilidades em ambiente seguro.

Objetivo:

O presente trabalho desenvolveu um software que simula o manejo da VM e sua interação cardiopulmonar.

Método:

Na elaboração do software, utilizou-se a Web Hipertext Markup Language (HTML) versão 5. Um engenheiro de software avaliou a qualidade técnica do simulador, e o conteúdo foi avaliado por especialistas da área, com o uso de instrumento de percepção com escala de Likert de concordância de cinco pontos.

Resultado:

O simulador desenvolvido disponibilizou referências teóricas, escolha de situações clínicas, alteração de parâmetros de ventilação, monitorização de mecânica ventilatória e hemodinâmica, gasometria arterial e animações. A qualidade foi aprovada pelo engenheiro de software. Na avaliação do conteúdo por especialistas, a média geral dos pontos de Likert (L) e concordância (Co) para as assertivas foram: para “disponível para aluno on-line” (L = 4,29 e Co = 85,7%), para “disponível para aluno extraclasse” (L = 4,856 e Co = 100%), para “estimular o raciocínio” (L = 5 e Co = 100%), para “excesso de conteúdo” (L = 3,14 e Co = 28,6%) e para “fácil de usar” (L = 3,43 e Co = 71,4%). O índice de validade do conteúdo médio foi igual a 0,86. Corrigiram-se os erros encontrados pelos especialistas. A concordância para disponibilidade do simulador para aluno exigiu melhora da ajuda nos parâmetros de ventilação, nas condutas não VM, dois níveis de dificuldade e diminuição da poluição visual.

Conclusão:

Os especialistas consideraram esse simulador como uma ferramenta facilitadora para o ensino da interação cardiopulmonar na VM.

Palavras-chave : Software; Simulador Interativo; Ventilação Mecânica; Monitorização Hemodinâmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )