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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CUNHA, Silvia de Melo et al. A decisão de ser médico: estudo multicultural Brasil-Portugal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e231.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210268.ing.

Introdução:

A definição de uma carreira profissional representa a primeira grande decisão do adolescente e, em geral, ocorre num contexto de indecisões, conflitos e transformações, típicos dessa fase da vida.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo conhecer as motivações que levam adolescentes a escolher o curso de Medicina no Brasil e em Portugal.

Método:

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, que utilizou entrevistas abertas. Participaram 17 portugueses e 14 brasileiros, ingressantes no curso de Medicina, de uma universidade pública do Norte de Portugal e de uma universidade privada do Nordeste do Brasil, no ano de 2018. Para análise e interpretação das falas, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática.

Resultado:

Identificaram-se duas temáticas - motivações intrínsecas e motivações extrínsecas - e seis núcleos de sentido: disposição para ajudar os outros, tendência natural, medicina como ciência, interesse pela pesquisa, influência de modelos e estabilidade profissional/ status social.

Conclusão:

Os adolescentes ingressantes em Medicina no Brasil e em Portugal apresentaram similaridade na motivação para a escolha profissional. Prevaleceram as motivações intrínsecas, e a disposição para ajudar os outros foi a razão mais frequente para escolher Medicina nos dois países.

Palavras-chave : Adolescência; Escolha Profissional; Motivação; Medicina; Educação Médica.

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