SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Práticas integrativas e complementares em saúde: interesse da comunidade acadêmica e os desafios do ensino médicoAutopercepção de habilidades não cognitivas entre estudantes de graduação em saúde durante a Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, André Matos de et al. Percepção e desempenho de estudantes em relação ao uso das ferramentas on-line Socrative® e Kahoot!® na disciplina de Urologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e237.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210170.ing.

Introdução:

As metodologias ativas são ferramentas que visam ao engajamento dos estudantes no processo de aprendizado. Por meio delas, o aluno é confrontado com situações-problema e, para resolvê-las, necessita participar ativamente na construção da solução. O Socrative® e o Kahoot!® são ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na demanda crescente por novos métodos de ensino.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos comparar a pontuação obtida pelos alunos da disciplina de Urologia em pré-testes aplicados com as ferramentas Socrative® e Kahoot! ® e analisar a percepção deles após exposição aos aplicativos.

Método:

O estudo, de caráter comparativo, foi realizado a partir da inserção dos aplicativos Socrative® e Kahoot! ® na disciplina de Urologia no curso de Medicina. A amostra foi composta por duas turmas, totalizando 193 estudantes. Cada uma delas foi dividida em seis grupos, separados em dois horários distintos, que semanalmente revezavam o uso das ferramentas. Utilizaram-se as metodologias no formato de pré-teste durante as sessões de discussão de casos clínicos, visando à comparação entre as notas obtidas pelos graduandos entre os aplicativos. Quanto à percepção dos alunos, ao término da disciplina, eles responderam a um questionário de percepção em relação a cada plataforma. Os dados foram analisados estatisticamente com o programa SPSS Statistics v. 20.0. Utilizaram-se o teste não paramétrico de Wilcoxon e o teste de qui-quadrado. Valores de p < 0,05 indicaram significância estatística.

Resultado:

O Socrative® obteve melhores resultados quanto ao número de acertos e em relação à satisfação dos graduandos. Dentre seis temas abordados nos pré-testes, dois apresentaram pontuação superior com o Socrative® (p = 0,017 e p = 0,042). Quanto ao questionário de percepção, o Socrative® obteve nota média de 1,8 ponto superior ao Kahoot! ® (escala entre 0 e 10), e encontrou-se significância estatística em sete das oito questões avaliadas.

Conclusão:

A ferramenta Socrative® apresentou melhores notas e se mostrou mais satisfatória aos alunos em comparação ao Kahoot! ®.

Palavras-chave : Avaliação do Ensino; Aplicativos Móveis; Educação de Graduação em Medicina; Multimeios Educacionais; Urologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )